Entrevista a Rómulo(Ex-atleta, preparador, proprietário do Rómulo Gym)
Posted: sábado, 16 de janeiro de 2010 by glow inEntrevista realizada no Open de Vila do Conde no âmbito da disciplina de Metodologia e Traumatologia Desportiva.
1- Enquanto proprietário de um ginásio,acha que os portugueses começam a ter cada vez mais cuidado com a sua imagem?
Não francamente não acho, e posso explicar-vos o porquê,vocês são muito novos, mas vão conseguir perceber o meu raciocínio, nós somos um povo que culturalmente não tem uma tendência
de praticar desporto, também somos um pais onde não há bolsas de estudo para desportistas, nos EUA a maior parte dos individuos para se formarem tem de ser bons num desporto, e formarem-se num curso superior, senão não tinham cursos superiores.
Aqui em Portugal é o futebol e mais nada, os outros desportos são individuos com paixão por outros desportos, ou por influência dos pais que vão tentando se formar no que gostam. Ligas a Televisão é só futebol. Nós inclusive em relação a pessoas com deficiencias motoras, somos umas das melhores selecções no Mundo, e todos os desportos paralimpicos, no entanto no meu desporto, tivemos um campeão do Mundo, campeão europeu, mas somos uma federação que nem estatuto publico temos.
Eu sou proprietário de um ginásio, mas acho que não mudou muito, cresceu foi a parte comercial, Holmes Place, Virgin são máquinas de fazer dinheiro, e a sociedade faz chegar isso ás pessoas da melhor forma possivel, e como o nosso povo vai pelo modas, e do que o que é caro é que é bom, enveredam por ai, agora o negócio de raiz, que é o ginásio, o desporto, em que as pessoas deveriam ir com espirito atleta, com vontade ainda não existe muito.
2- Quando vai alguém ao seu ginásio para treinar, é normal que da vossa parte surgam questões acerca dos objectivos da pessoa, o que leva a pessoa a querer frequentar o ginásio?
Obviamente. Eu no meu ginásio nem sempre aceito toda a gente, eu para fazer concorrência face aos outros ginásios, tento direccionar me mais para a parte da competição e treinamento de atletas, com planos sérios e rigidos de treino, e convinhamos que nem todas as pessoas, tem por objectivo competir, ou treinar de forma tao agressiva, dai em ver-me quase na obrigação de escolher as pessoas, não vou enganar ninguém, e eu tenho mais vocação e direccionei-me para outros objectivos, interessam-me individuos jovens, com vontade de aprender e de evoluir neste desporto.